Desenvolvimento Humano

Programa Liderança para Alta Performance By "O Monge e o Executivo"

Este Programa também visa a criação de uma cultura na qual “todos somos líderes”. É altamente eficaz e seus resultados demonstram que funciona como fator de impacto cultural, resultando em um ambiente onde pessoas trabalham mais felizes integrados, e em equipes de alta performance e produtividade.

Programa Liderança para Alta Performance By "O Monge e o Executivo"

Descrição

O Programa Liderança para Alta Performance By "O Monge e o Executivo" oferece uma experiência integrada e cumulativa de competências avançadas em gestão de pessoas, gestão de negócios e liderança.

A partir desse programa, o participante consegue ampliar a consciência sobre o impacto de seus comportamentos e crenças na equipe como um todo, expandindo seu poder de desenvolver as pessoas e alavancar os resultados das organizações e os seus próprios.

Tem uma capacidade incrível de conectar diferentes eixos do conhecimento, potencializa o crescimento da carreira de executivos, aperfeiçoando a capacidade de pensar globalmente, competir estrategicamente, conscientizando os profissionais sobre a importância do líder no desenvolvimento pessoal e de uma equipe.

Por meio do trabalho aplicado, realizado ao longo de todo o programa, os alunos/colaboradores são estimulados a desenvolver os conhecimentos técnicos, analíticos e de gestão na prática profissional.

O curso também propicia o debate de ideias e a troca de experiências entre os participantes, a fim de construir redes de relacionamentos e dar suporte para a alavancagem de projetos profissionais, acadêmicos e pessoais.

A fim de aprofundar os temas e suportar o aprendizado individual da cada aluno, cada turma é acompanhada por tutoria/monitoria para todas as disciplinas, pré-works voltados à preparação para aplicação de casos.

 

Diferenciais

  • Engajador: Não usamos leituras e vídeos extensos, preferimos apresentar o conteúdo de maneira mais prática e direta.
  • Dinâmico: Utilizamos diversas estratégias de ensino como pequenos textos e vídeos, exercícios, estudos de caso, além de um design moderno, interativo e objetivo.
  • Engajamento: É o maior desafio da liderança na atualidade para um gestor alavancar resultados da equipe.
  • O diferencial máximo do curso é a MENTORIA individual para os alunos/colaboradores interessados em obter apoio do professor/facilitador na sua prática. Acreditamos que a MENTORIA é a melhor ferramenta para apoiar o aluno/colaborador na transferência de seu aprendizado para a prática, fortalecendo o entendimento dos conceitos, a tomada de decisão, a confiança e o protagonismo esperados.
  • Permite o esclarecimento de dúvidas e reflexões sobre possibilidades e cenários, com o acompanhamento e apoio de profissionais experientes no assunto que, como mentores, já passaram por diversas situações e conhecem cases e melhores práticas de como lidar com possíveis impasses no dia a dia das organizações.

Para quem se destina

  • Candidatos a cuidar de gente;
  • Novos líderes sobre o que muda ao assumirmos a primeira liderança;
  • Potenciais que podem assumir uma posição de liderança em breve;
  • Analistas, supervisores e coordenadores que anseiam acelerar o potencial de gerenciar equipes e alcançar resultados extraordinários através das pessoas;
  • Líderes recém nomeados ou que possuam até 10 anos no cargo de gestão.

Conteúdos

ATENÇÃO! Apresentação do Programa de Liderança para Alta Performance completo com carga horária de 210h.

Módulo 0: A Peça Teatral "O Monge e o Executivo"

  • Assistir a Peça Teatral "O Monge e o Executivo" com 01:30 de duração;

Material de apoio:

  • Mapa da Peça Teatral - Passo a passo;
  • Exercícios - Com base no livro e Peça Teatral;
  • Auto avaliação LHL - Lista de Habilidades Comportamentos x Caráter;
  • Vídeo aula - De dentro para fora: O Efeito Sombra;
  • Auto avaliação - O Efeito Sombra;
  • Auto avaliação - Como e quando a sombra se revela da liderança.

Módulo 1 - Introdução, definições e paradigmas

Capítulo 1 - Aspectos contemporâneos, contextos, tendências e desafios

Liderança em nossas instituições. Cadê os líderes?
Liderança do século XXI - Ressignificando a liderança.
Um convite para uma Jornada de Liderança.
As duas funções da Liderança: 1. Visão do futuro e 2. Realizadora: Execução e Performance.
As definições de liderança.
Liderança é influência e autoridade.
Liderar si mesmo: o maior desafio.
Mais do que gerenciar - Lidere!
As duas funções da Liderança Servidora.
Você tem certeza que está pronto para isso?
Comportamento em ação: PACIÊNCIA.

Capítulo 2 - Definições: Poder e Autoridade (Construindo Influência)

Construção e manutenção de uma base de poder.
Auto liderança - O poder por trás do empoderamento.
Definições: Autoridade, Valores x Princípios e a bússola que determina nosso norte verdadeiro.
Autoridade moral e liderança.
Os 4 níveis de autoridade moral.
Os 5 níveis de influência.
As 4 dimensões da jornada transformacional de liderança.
Poder pessoal: descubra seus pontos fortes - 6 passos para alcançar máxima performance.
Comportamento em ação: HUMILDADE.

Capítulo 3 - Os Velhos e os Novos Paradigmas

Os velhos e os novos paradigmas - A inversão da pirâmide através de Ken Blanchard.
A hierarquia das necessidades humanas de Maslow: Necessidades básicas do “eu” x necessidades avançadas do “nós”.
Os Imperativos da Liderança.
Engajamento total (gestão de energia x tempo).
Intenções e ações = Quais os resultados?
O poder de um paradigma - Avaliação dos seus paradigmas pessoais.
Crenças limitantes ou verdades que libertam?
Liderança responsável: da empresa/vida privada para a sociedade.
Comportamento em ação: COMPROMISSO.

Módulo 2 - Liderança, Comportamento do Líder e Alta Performance

Capítulo 4 - Sobre liderança, amor e disciplina

Os 4 tipos de amor: Será que amor é um sentimento?
Liderança = Afagos e Palmadas (Disciplina = amor).
Liderança = Compremisso/ Comprometimento com ação.
Trabalho com significado.
Pensamentos disciplinadas (Conceito do Porco espinho e o Paradoxo Stockdale).
Cultura disciplinada.
Preservar o núcleo e estimular o progresso.
As 3 perguntas antes de dispensar alguém (O check-list do líder).
Comportamento em ação: GENTILEZA.

Capítulo 5 - Escolhas, caráter, mudança de hábito e comportamento

Escolha ser líder! Evita a espiral descendente da co-dependência.
Mindset: Mentalidade fixa x Mentalidade de crescimento.
Como conviver com os diferentes e as diferenças.
Passos para a mudança e o crescimento: saber processar a dor.
Os 4 estágios de formar novos hábitos.
O caráter do líder.
Aprender a calar e cultivar o silêncio (aprender ouvir).
Os 3 F´s: Fundamento, Feedback e Fricção.
Comportamento em ação: HONESTIDADE.

Capítulo 6 -O Novo Processo de Formação da Liderança para Alta Performance

Metodologia 6d’s: Educação Corporativa x Resultados nos Negócios
O momento solitário da decisão.
Como a neurociência serve de base para inteligência emocional. Parte 1.
Um pouco mais de neurociência e inteligência emocional - Parte 2.
Como construir engajamento na equipe e organização.
A ciência e a arte de receber bem o retorno(feedback) de chefes, colegas, familiares e amigos.
Feed-forward – Estratégia para estimular o feedback no ambiente do trabalho.
Como o líder deve implementar um PDCA junto com o seu time - Parte 1
Como o líder deve implementar um PDCA junto com o seu time - Parte 2.
Características de Liderança para Alta Performance.
Transformação digital e os novos desafios da liderança.
Como a mudança afeta diretamente pessoas e organizações.
Comportamento em ação: ALTRUÍSMO.

Módulo 3 - Comunidades, Cultura, Gestão de Mudanças e Conflitos

Capítulo 7 - Construção de comunidade e Cultura

Como construir um ambiente saudável.
Construindo comunidade: O presente do rabino e as 5 lições que saíram do mosteiro.
As 4 leis de empresas feitas para vencer.
A curva de aceitação no processo de liderança.
Como fazer a mudança organizacional.
Como tomar decisões em grupo: Da independência(democracia) para interdependência (diálogo/consenso).
Os 5 desafios das equipes de alta performance.
Como construir uma cultura de excelência.
Construindo a visão da cultura.
Comportamento em ação: RESPEITO.

Capítulo 8 - Implementando uma Cultura de Excelência

Criando excelência através da cumplicidade.
Como motivar pessoas e equipes a agir.
Motivação 3.0 – Os novos fatores motivacionais para a realização pessoal e profissional.
Gestão de Mudanças X Resistência
O que faz um grupo de pessoas tornar-se uma grande equipe? - Parte 1.
O que faz um grupo de pessoas tornar-se uma grande equipe? - Parte 2.
Gestão orientada para servir.
Pessoas comuns, resultados extraordinários - A inspiração dos super heróis. - Parte 1.
Pessoas comuns, resultados extraordinários - A inspiração dos super heróis - Parte 2.
Governança Servidora e Eficaz: Uma parceria de liderança nas empresas e na sociedade civil.
Comportamento em ação: PERDÃO - Parte 1.
Comportamento em ação: PERDÃO - Parte 2.

Capítulo 9 - Gestão de Mudanças e Conflito de gerações

Os desafios em tempos de mudanças: Novas competências.
A empresa muda, você muda.
Somos naturalmente resistentes a mudanças.
Assumir riscos e reconhecer as necessidades de mudanças nos processos e nas atividades sob sua responsabilidade.
Como lidar com a adversidade.
Controle x Maturidade.
Como construir um quociente de adversidade.
O desafio das gerações.
Como aumentar o quociente de adversidade.
Como o coaching pode ajudar no conflito de gerações?

Módulo 4- O Pipeline e a Escala de Autenticidade do Líder

Capítulo 10 - Pipeline de liderança

Primeira transição: Gerenciar a si mesmo para Gerenciar os outros.
Segunda transição: Gerenciar os outros para Gerenciar Gerentes.
Terceira passagem: Gerenciar Gerente para gerenciar uma Operação (função).
Quarta transição: Gerenciar uma Operação a Gerencia um negócios.
Quinta transição: Gerenciar um negócio a Gerenciar um grupo(equipe).
Sexta transição: Gerenciar um grupo(equipe) a Gerenciar uma empresa.

Capítulo 11 - Liderança Autêntica: A verdadeira construção de legitimidade

Qual é a história da sua vida?
Por que os líderes perdem o rumo?
Perigo 1 - Sendo um impostor.
Perigo 2 - Racionalizando.
Perigo 3 - Aquele que busca a glória.
Perigo 4 - Sendo um solitário.
Perigo 5 - Sendo um meteoro.
O desenvolvimento de liderança no “cadinho”.
A Transformação do “eu” em “nós”.
Aumente a sua autoconsciência.
Descobrindo seu autêntico eu.
Autoaceitação.
Aprender sobre si mesmo é um processo contínuo.
Viva segundo os seus valores.
Encontre o ponto ideal de suas capacidades motivadas.
Formando sua equipe de apoio.
Integre a sua vida.

Capítulo 12 - Como os gigantes caem - As 5 fases do declínio

Estagio 1: Excesso de autoconfiança - Causa: Arrogância do sucesso inicial.
Estágio 2: Busca indisciplinada por mais - Causa: Metas audaciosas, mudanças de rumos e ramos, crescimento indisciplinado da organização.
Estágio 3: A negação de riscos e perigos - Causa: Desgastes internos da equipe com externalização de culpas e responsabilidades. Desapego arrogante.
Estágio 4: A luta desesperada pela salvação - Causa: Reestruturação crônica.
Estágio 5: A entrega à irrelevância ou à morte - Causa: Fecha ou muda radicalmente de atuação.

Além das aulas/módulos contém centenas de materiais de apoio:

  • Exercícios;
  • Avaliações;
  • Quizzes;
  • Ebooks adicionais;
  • Aplicação de técnicas de ensino disruptiva, aula invertida, Peer Instruction, entre outras...
  • Palestras Adicionais com grandes executivos especialistas em desenvolvimento humano/lideranças;
  • Diversas entrevistas com Líderes e Cases de sucesso que também serão disponibilizadas na plataforma;
  • Tutoria e suporte total ao aluno/colaborador durante todo processo de aprendizado para criar equipes de estudo, gerenciar com facilidade e agilidade estimulando a interação entre os alunos/colaboradores por meio de fóruns, chats, webinars, etc;
  • Fórum de discussão para integração dos alunos/colaboradores com objetivo de apresentar temas, assuntos, conceitos, questões, etc;
  • Webnar ao vivo ao final de cada módulo ou a pedido da empresa para tira dúvidas(opcional);
  • Encontros presenciais programados para Professores, RH´s, Gestores, a pedido da instituição(opcional);
  • Processo de Coaching individual, equipes, gestores, executivos (opcional);

Professores & Facilitadores

James Hunter

James Hunter


  • JAMES C. HUNTER é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento;
  • Com mais de 30 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários;
  • Atualmente, ele mora em Michigan com a esposa e a filha.

Sérgio Braga

Sérgio Braga


  • SÉRGIO BRAGA é Administrador de Empresas, com Pós-Graduação em Marketing pela ESPM e MBA Executivo Internacional pela FIA/USP;
  • Atuou como executivo em várias empresas de grande porte, incluindo a Katun/XEROX e a CPM Tecnologia;
  • É ex-vice-presidente da associação dos MBAs da FIA/USP e professor convidado da FGV, com educação executiva em Liderança pela Harvard University e MIT Sloan School;
  • Sócio de James Hunter no Brasil.

Mozart Fernandes

Mozart Fernandes


  • MOZART FERNANDES é Consultor Sênior em projetos de Universidades Corporativas, Treinamento e Desenvolvimento de Lideranças e Conceitos de Estratégia, Aplicações Táticas e Operacionais;
  • Trabalha com Transição de Carreira de Executivos, Desempenho Organizacional, Coaching e Workshops tais como Desenvolvimento e Implantação de times de alta performance e resultados, diagnósticos;
  • Graduado em Administração de Empresas, Economia, Pós Graduado em Marketing e em Planejamento Estratégico e Política pela Escola Superior de Guerra.
 

Marco Aurélio

Marco Aurélio


  • MARCO AURÉLIO é graduado em Teologia, pela Faculdade Teológica Batista;
  • MBA pela Franklin Covey Business School em Gestão Organizacional e Liderança;
  • Especialista pela FGV em Gestão e Ambiente do Trabalho, especialista em Organizational Behavior Management (OBM) pelo Paradigma Ciência do Comportamento;
  • Mestre em Análise do Comportamento Aplicada com foco em Liderança;
  • Atua em Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento de Lideranças, Equipes de Alta Performance e Integração de Pessoas, priorizando a mudança comportamental.

Vagner Molina

Vagner Molina


  • VAGNER MOLINA é dedicado à Educação há mais de quarenta anos, como treinador, autor, palestrante, professor e empresário. Em educação corporativa começou em 1980;
  • Possui formação inicial em Tecnologia, depois em áreas de Gestão, Desenvolvimento de Lideranças, Gestão do Tempo, Empreendedorismo, onde extrai muitos conhecimentos e aplica no trabalho nas empresase IE´s;
  • Além disso, especializado em EAD(incluindo plataformas LMS), onde já desenvolveu milhares de conteúdos, vídeo aulas;
  • Professor de Pós Graduação e MBA Gestão Estratégica de Pessoas de conceituadas IE´s sempre na área de Liderança e Gestão de Pessoas;
  • Três livros publicados, produtor e conteudista, vasta experiência em metodologias de aprendizagem ativas colaborando com IE´s na implantação e tecnologias educacionais;
  • Produtor da Peça Teatral “O Monge e o Executivo”, com direitos autorais exclusivo, assistida por mais de 130.000 pessoas divididos em 21 Estados.


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